O Dia Mundial de Higienização das Mãos, é comemorado hoje (5 de Maio), por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), para celebrar e lembrar da importância dessa prática fundamental para a manutenção da saúde de todos.
Em tempos de Pandemia, que é a nossa atual situação, uma recomendação tão importante quanto o uso de máscara de proteção é lavar bem as mãos e com frequência. Por conta disso a KVN Seguros, trouxe para nosso blog esta matéria informativa e de interesse coletivo.
A cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), consideradas como um dos eventos adversos mais frequentes nos serviços de saúde.
Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. Ressalta-se que a resistência aos antimicrobianos reduz ou impede a eficácia de qualquer tratamento para a prevenção e cura de infecções.
Assim, a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.
A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, tais como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.
Siga estes passos para lavar as mãos:
- molhe as mão com água corrente;
- ensaboe as mãos até a o meio do antebraço;
- esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;
- siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;
- enxague as mãos e braços em água corrente;
- para finalizar, seque com papel toalha.
Fontes: Agência Senado, ANVISA e G1 DF